A Fisioterapia é uma área muito importante da saúde. Ela é fundamental para a prevenção de lesões e o tratamento de problemas existentes, atuando diretamente na reabilitação dos movimentos e da qualidade dos pacientes que fazem uso de suas técnicas. E o melhor: esse não é um campo exclusivo dos seres humanos!
A Fisioterapia Veterinária é um segmento que não para de crescer no Brasil. Seja para grandes animais, como os cavalos, ou para os pequenos — cães, gatos e outros —, essa especialidade tem revolucionado a qualidade de vida de seres de outras espécies, proporcionando bem-estar e controle da dor.
Neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre a área. Veja as características e como você pode fazer para se tornar um fisioterapeuta veterinário no futuro — processo que começa com um curso de Medicina Veterinária. Continue a leitura e aproveite!
- 1 O que é a Fisioterapia Veterinária?
- 2 Quais são as principais técnicas aplicadas?
- 3 Quais animais posso atender atuando na Fisioterapia Veterinária?
- 4 Quais são as especialidades que preciso fazer para atuar nessa área?
- 5 Qual é o salário de um fisioterapeuta veterinário?
- 6 Quais são as vantagens de investir nessa especialidade?
- 7 Como a faculdade ajuda você a se tornar um especialista da Fisioterapia Veterinária?
O que é a Fisioterapia Veterinária?
A Medicina Veterinária é uma profissão com muitas vertentes. Além do atendimento aos animais, o médico veterinário pode contribuir para a melhoria da saúde pública, trabalhar na fiscalização de produtos alimentícios de origem animal, atuar na indústria ou até mesmo fazer uma carreira no ramo forense.
Na clínica e cirurgia, no entanto, ele também pode optar por uma série de caminhos. Descobrir a área de atuação é algo que depende de fatores como objetivos profissionais e gostos pessoais.
A Fisioterapia Veterinária é um campo que lida com as particularidades do sistema musculoesquelético, utilizando técnicas para reabilitar movimentos, recuperar lesões e preservar tecidos, prevenindo que machucados aconteçam.
Quais são as principais técnicas aplicadas?
O objetivo da Fisioterapia é ajudar na retomada de movimentos, no fortalecimento de músculos e outras estruturas do sistema musculoesquelético. Também auxilia na prevenção de lesões e no controle da dor, especialmente em doenças crônicas ou no pós-operatório de certos procedimentos.
Para conseguir esse objetivo, algumas das técnicas aplicadas são:
- crioterapia;
- eletroterapia;
- hidroterapia;
- termoterapia;
- laserterapia;
- massoterapia;
- cinesioterapia.
Todas essas técnicas são devidamente estudadas ao longo de sua preparação para a especialidade!
Quais animais posso atender atuando na Fisioterapia Veterinária?
Praticamente todos os animais podem ser atendidos por um fisioterapeuta veterinário. Os mais comuns, no entanto, são os cães, gatos e cavalos.
A área dos equinos é bastante promissora, pois envolve animais criados para competições, por exemplo. Aqui, a prevenção de lesões é um dos focos, trabalhando com preparações para evitar que os cavalos se machuquem nos treinamentos.
No caso de cães e gatos, além de outros pets, o tratamento é normalmente feito após as possíveis lesões. Lembrando que algumas doenças também atrapalham os movimentos, como é o caso da cinomose, que deixa sequelas neurológicas nos cachorros. Nesses casos, a Fisioterapia também é indicada, assim como outras terapias coadjuvantes como a acupuntura veterinária.
Quais são as especialidades que preciso fazer para atuar nessa área?
Após a graduação em um curso de Medicina Veterinária, você precisará investir em uma pós-graduação de Fisioterapia Veterinária para obter esse título. Na maioria dos casos, esse processo dura cerca de 2 anos.
A realização de uma residência veterinária na área de clínica de pequenos animais é opcional. Você pode passar direto para a pós-graduação ou optar por ganhar mais experiência no atendimento clínico como um residente.
Qual é o salário de um fisioterapeuta veterinário?
Uma das melhores oportunidades que profissionais formados têm mais chances de conquistar é, sem dúvidas, uma remuneração confortável e que pode trazer mais qualidade de vida ao profissional. Com a Fisioterapia Veterinária, isso não é diferente!
O salário médio para um médico veterinário generalista é de R$ 3.939,17*. Não há projeções semelhantes para o fisioterapeuta veterinário, mas uma coisa é certeza: as remunerações, em caso de profissionais especialistas, são bem maiores.
Outro ponto de atenção quando o assunto é a Fisioterapia é a possibilidade de atuar de maneira fixa (ou seja, com um contrato com um hospital), autônoma (prestando serviços para vários empregadores) ou até mesmo empreendedora, abrindo o seu próprio negócio. São muitas possibilidades que podem otimizar ainda mais o seu salário!
Quais são as vantagens de investir nessa especialidade?
A principal vantagem de investir em uma especialização na área de Fisioterapia Veterinária é, claro, a remuneração. Ganhar bem possibilita maior organização financeira e faz com que você tenha muito mais qualidade de vida.
Mas isso não é tudo. O contato direto com os pacientes, junto ao aprendizado obtido a partir da troca com os seus tutores e a satisfação de contribuir para uma melhora na vida de seres tão especiais, é algo com um valor imensurável. Por isso, o retorno emocional também é bem grande.
Além disso, o fisioterapeuta veterinário é um profissional que pode organizar melhor os próprios horários. Normalmente, ele não atende urgências e emergências e tem uma rotina bem estabelecida, podendo cuidar também de seus aspectos pessoais, como estudar e se aperfeiçoar cada vez mais.
Como a faculdade ajuda você a se tornar um especialista da Fisioterapia Veterinária?
Escolher a faculdade ideal é algo imprescindível para o seu futuro. Uma boa graduação fornece toda a base necessária para que você possa avançar em seus estudos. Além disso, contribui para um currículo muito mais atraente e valorizado no mercado.
Outra vantagem está na grade curricular de boas faculdades, que é ampla e constantemente revisada e atualizada. A preocupação com a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho também é uma preocupação das instituições mais renomadas do mercado.
Na Anhanguera, você tem acesso a isso e muito mais! Alguns de nossos diferenciais são:
- uso da tecnologia no ensino;
- infraestrutura adequada para o curso de Medicina Veterinária, com laboratórios para aulas práticas, bibliotecas e muito mais;
- grade curricular otimizada e atualizada;
- corpo docente qualificado;
- preocupação com a qualificação, como pode ser observado com o Canal Conecta, portal que ajuda você a conquistar as melhores vagas de estágio;
- disciplinas que preparam para o mercado, como as habilidades digitais.
Conheça também nossas formas de ingresso e opções de bolsas e descontos no site institucional da Anhanguera!
Agora é com você!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Fisioterapia Veterinária? Então, comece já a se preparar para os vestibulares e faça você também parte da nova geração de fisioterapeutas responsáveis pelos cuidados com os animais. Eles e os seus tutores agradecem!
Aproveitando, que tal já se inscrever para o vestibular de Medicina Veterinária e poupar tempo? Na Anhanguera, você tem diversas formas de ingressar no curso e não há necessidade alguma de adiar o seu sonho!
*Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 32
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?