Pesquisar

Engenharia de Produção: conheça a graduação

Quando se fala em graduações com tradição e status, além de valorização no mercado, a Engenharia não costuma ficar de fora, não é mesmo? Isso ocorre porque esse campo do conhecimento é muito tradicional, conta com excelentes vagas de emprego e, é claro, remunerações atrativas.

Dentre as alternativas, o curso de Engenharia de Produção surge como uma excelente oportunidade. Com um salário médio de R$ 7.739,781*, os profissionais dessa especialidade atuam em áreas como controle de qualidade, logística, indústria, gestão de sistemas, entre outras.

Mas, afinal, o que é a Engenharia de Produção, quais são os objetivos e como é a graduação? É isso que vamos explicar neste post. Confira!

O que é Engenharia de Produção?

Para ter certeza sobre a escolha do curso, é muito importante entender o que é a Engenharia de Produção. De maneira geral, trabalha com a otimização de processos em empresas e indústrias de vários setores. O profissional desse ramo tem todo o conhecimento necessário para fazer planejamentos de modo a obter aumento da produtividade e redução de custos.

Ele também deve dominar técnicas de materiais, de gestão financeira, de projetos e de pessoas e, por consequência, está apto a atuar em diferentes áreas para fazer o negócio crescer.

Por conta dessas características, essa profissão recebe um grande destaque, ou seja, existe uma alta demanda pelos engenheiros desse campo. Afinal, toda empresa quer melhorar seus resultados, mas sem elevar os seus gastos, não é mesmo?

Qual é o objetivo do curso de Engenharia de Produção?

A faculdade de Engenharia de Produção tem o objetivo de otimizar os sistemas de empresas de vários tamanhos e setores. A intenção é melhorar a qualidade dos produtos, eliminando quaisquer desperdícios durante os processos produtivos.

Para isso, utiliza matérias-primas, máquinas, ferramentas e todo o capital humano de modo mais eficiente possível. Isso significa que, na prática, o campo da Engenharia de Produção tem como base a projeção, a instalação e o aprimoramento dos sistemas de produção.

A área mescla conhecimentos de Ciências Sociais, Física e Matemática, além de aplicar princípios de design e análise para avaliar e prever os resultados obtidos.

O que se aprende nesse curso?

Não existe uma matriz curricular única para o curso de Engenharia de Produção. Desse modo, cada faculdade oferece uma abordagem de ensino própria. Apesar das diferenças, na maior parte das vezes, os primeiros dois anos são destinados às matérias mais teóricas e gerais.

Assim, os estudantes aprendem sobre Computação, Economia, Administração, Física, Cálculo, e por aí vai. Após esse tempo de aprendizado básico, começam os assuntos mais específicos, como Algoritmos e Lógica de Programação e Logística Empresarial.

Nessa fase da graduação, já é possível iniciar os estágios obrigatórios. Essa experiência proporciona a prática da rotina de trabalho. Ao final da faculdade, é necessário elaborar e apresentar um TCC na área de interesse.

Quais são as principais matérias do curso?

Na Anhanguera, a grade curricular de Engenharia de Produção é completa e atualizada constantemente, fazendo com que você aprenda sobre temas atuais. Além disso, ela é elaborada com matérias teóricas e práticas, para aperfeiçoar as habilidades esperadas pelo mercado.

Confira, a seguir, as principais disciplinas estudadas:

  • Resistência dos Materiais;
  • Processos de Fabricação;
  • Planejamento, Programação e Controle de Produção;
  • Planejamento Estratégico;
  • Metodologia e Controle Geométrico;
  • Métodos Matemáticos;
  • Gestão de Recursos Naturais e Energéticos;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Ergonomia;
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia;
  • Engenharia de Métodos;
  • Desenvolvimento de Produto;
  • Desenho Técnico Projetivo.

Qual é a duração do curso de Engenharia de Produção?

A graduação em Engenharia de Produção da Anhanguera tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Ela é oferecida em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial.

A primeira opção se caracteriza pelo ensino tradicional, em que você deve frequentar o campus durante os cinco dias da semana (ou quase todos). Já a segunda alternativa é excelente alternativa para quem está em busca de flexibilidade, mas sem se esquecer da qualidade do aprendizado.

Mas será que Engenharia EAD vale a pena? A resposta é sim! Ao longo do curso, os alunos aprendem as mesmas disciplinas, com aprendizado de igual valor para a sua carreira. Ou seja, você terá as vantagens de estudar a distância sem que sua formação seja prejudicada.

Assim, é possível conciliar seus compromissos, ter mais controle sobre a agenda e ter a mesma chance no mercado de trabalho de alguém que estudou presencialmente. No entanto, saiba que nos dois modelos a Anhanguera garante uma excelente preparação, com atividades e aulas cuidadosamente planejadas.

Qual é o seu valor?

Agora que já sabe um pouco mais sobre a faculdade de Engenharia de Produção, chegou o momento de conhecer o preço. As mensalidades são a partir de R$ 449,00* por mês, e o valor incluir uma infraestrutura de ponta, favorecendo a experiência profissional e o aprendizado.

Na Anhanguera, os alunos encontram uma graduação de muita qualidade e com valores que cabem no seu bolso. Com o horário flexível da modalidade semipresencial, eles podem assimilar os conteúdos para crescer profissionalmente.

No entanto, nem todos têm condições de arcar com o preço das mensalidades. Pensando nisso, oferecemos várias opções de bolsas, benefícios e convênios para ter desconto e até mesmo a liberação total do pagamento. Veja algumas opções:

  • Bolsa Incentivo — destinada para quem está com dificuldade de ingressar em um curso superior;
  • Bolsa Enem – nesse caso, é possível ter descontos nas mensalidades de acordo com a sua nota do Enem;
  • Bolsa Primeiro Semestre – é uma opção destinada aos alunos novatos, mas vale apenas no primeiro período da graduação.

Além disso, oferecemos diferenciais exclusivos aos nossos estudantes. Eles têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal que auxilia a encontrar as melhores vagas de estágios e emprego. A Anhanguera proporciona um apoio integral para você conquistar o seu diploma de Engenharia de Produção e ter o tão sonhado sucesso profissional.

Estude Engenharia de Produção na Anhanguera!

Quer fazer um curso superior em que a empregabilidade é alta? Agora que já conhece a graduação em Engenharia de Produção, pode se planejar e fazer essa faculdade. Para não errar, opte por uma instituição de ensino renomada!

Gostou do conteúdo e quer estudar Engenharia Mecânica em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

1CAGED

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário