Estudar Engenharia é uma grande aventura. Além de você ter diversas áreas entre as quais escolher, acaba podendo, também, se aventurar dentro da própria carreira e buscar especializações que falam sobre os mais diversos temas.
Um bom exemplo disso é o uso dos composites, uma das mais novas tendências do setor. Tudo indica que ela tem muitas chances de crescer bastante nos próximos anos e, claro, continuar a ser implementada de forma cada vez mais massiva.🚀
Não faz ideia do que é isso? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre os composites e suas principais aplicações no âmbito da Engenharia Mecânica!
O que são composites?
Composites são materiais criados a partir da mistura de outras matérias-primas. Eles são projetados para terem propriedades físicas e mecânicas superiores às dos materiais individuais que os compõem. 😉
Essa ideia, em si, não é algo novo. Afinal, a mistura de diferentes metais, por exemplo, já dá origem a subprodutos muito conhecidos, as ligas metálicas. O aço inox, como exemplo, é formado a partir da união de aço, cromo e níquel.
No entanto, os composites são materiais muito mais específicos, que fazem uso de tecnologias precisas para que possam ser misturados. Assim, é algo mais elaborado do que era feito anteriormente.✌🏾
Por que se tornou uma tendência em Engenharia Mecânica?
No caso dos composites, as misturas envolvem materiais como as fibras de carbono ou fibra de vidro. Altamente tecnológicas, eles permitem a elaboração de matérias-primas mais resistentes ao calor, à força mecânica e à pressão.
São ótimas alternativas, então, para as atribuições do engenheiro mecânico! Afinal, com estas matérias-primas, é possível construir peças, ferramentas e até mesmo o “esqueleto” de meios de transporte muito mais seguros e resistentes.
Sem contar que esse tipo de tecnologia também é muito vantajoso para a indústria🏭, permitindo que maquinários mais eficientes e resistentes sejam construídos.
É o caso da fabricação de peças que exigem resistência à corrosão e ao desgaste, como em equipamentos de processamento químico e petroquímico. Além disso, esses materiais podem ser usados em aplicações que exigem isolamento térmico, como em revestimentos de fornos e caldeiras.
Dessa forma, todos saem ganhando, e é isso que faz desta uma tendência fortíssima na Engenharia.🤩
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
Pode esperar o melhor! Afinal, essa é uma área que está só começando e que, muito provavelmente, vai render ótimos frutos para a sua carreira no futuro da Engenharia.
Os composites podem ser utilizados em diversos âmbitos, desde os esportes até a construção e manutenção de automóveis, aeronaves e vários meios de transporte.
Assim, são importantes para a construção de aviões, automóveis, tubulações, navios e vários outros contextos que fazem parte do dia a dia do engenheiro mecânico. Estudar esse assunto e saber mexer com essa tecnologia vai fazer com que você saia na frente no mercado de trabalho.😎
Agora é com você!
Saber o que são os composites não é tudo. Agora, é hora de você fazer por onde e ingressar em uma carreira que pode fazer uso dessa e de várias outras tendências tecnológicas, otimizando processos e fazendo bem à sociedade!
Então, que tal se inscrever no vestibular de Engenharia Mecânica da Anhanguera e começar o que se transformará em uma carreira cheia de sucesso? Assim, tanto os composites quanto outros assuntos, como a nanotecnologia, vão fazer parte de sua rotina.🔝
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?