Desde o período colonial brasileiro, existiam iniciativas para a escolarização de jovens e adultos. Na década de 1970, passamos a conhecer esse tipo de ensino como supletivo, já regulamentado (LDB 5.692/1971). Atualmente, o termo Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o mais utilizado.
Então, se você quer saber se existe diferença entre EJA e supletivo, já adiantamos: ambos são a mesma modalidade de ensino, direcionada às pessoas que não concluíram a Educação Básica na idade ideal. Continue a leitura para conhecer mais de perto essa oportunidade e conferir como é a EJA para Ensino Médio e Fundamental! 🔝
Qual é a diferença entre EJA e supletivo?
Como dito, EJA é a sigla para Educação para Jovens e Adultos. Ela engloba todas as iniciativas para a escolarização desse público, garantindo os certificados de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. Então, não há nenhuma diferença em relação ao supletivo.
Os dois termos tratam da mesma metodologia de ensino direcionada às pessoas que, por algum motivo, não puderam cursar as séries da Educação Básica nas idades regulares. Assim, a EJA e o antigo supletivo são oportunidades para conquistar melhores posições no mercado de trabalho e ter mais realização pessoal. 🥰
Como fazer um supletivo?
Existem três caminhos para quem deseja voltar aos estudos e conquistar o certificado de conclusão da Educação Básica:
- fazendo os cursos na rede pública municipal e estadual;
- por meio de cursos privados direcionados à EJA, mais rápidos e flexíveis;
- com a aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para o qual um curso preparatório também ajuda bastante.
Cursos da rede pública
No primeiro caso, o aluno interessado vai até uma escola regular credenciada ao MEC (Ministério da Educação), seja municipal, seja estadual. Caso ofereçam vagas de EJA, basta realizar a matrícula para acompanhar os cursos de Ensino Fundamental e Médio.
Para se matricular, a regra normalmente é uma só:
- ter mais de 15 anos para se inscrever nos cursos de Ensino Fundamental;
- ter mais de 18 anos para se inscrever nos cursos de Ensino Médio.
Cursos privados
A outra possibilidade é fazer cursos privados de supletivo. A maior vantagem aqui é a flexibilidade: em geral, eles são mais curtos que os cursos regulares da rede pública. 😎
A idade mínima é a mesma exigida na rede pública de ensino. Inclusive, nossa parceira, a Ampli, oferece cursos EJA online para você dar o primeiro passo!
Encceja
A outra possibilidade é fazer o Encceja. Essa é uma grande prova da Educação Básica que proporciona a obtenção do certificado de conclusão dessa fase de ensino para qualquer pessoa que se inscrever e tiver o resultado necessário para passar.
Nesse caso, não é preciso frequentar a EJA, basta ter a pontuação mínima para aprovação. No entanto, como o conteúdo do Ensino Fundamental e Médio é bastante extenso, vale muito a pena contar com um curso adequado durante a preparação para o Encceja. 📚
Também destacamos que, ao realizar o curso, você não precisa fazer o Encceja — somente com o certificado de conclusão da Educação Básica recebido ao final, o aluno já pode se matricular no ensino superior, prestar concursos públicos que exigem o Ensino Médio, entre outras realizações.
Quais são as vantagens de fazer a EJA?
Existem muitas vantagens de voltar aos estudos! Talvez, o impacto mais evidente disso seja alcançar melhores posições profissionais. Afinal, como você sabe, o mercado de trabalho é muito competitivo e exige pessoas cada vez mais qualificadas.
Normalmente, quem não concluiu a Educação Básica encontra somente vagas com salários mais baixos e empregos terceirizados. Com um certificado de conclusão dos estudos em mãos, muitas portas se abrem!
Além disso, esse é o primeiro passo para fazer uma faculdade mais para frente 🎓. E, com ela, começar a construção de uma carreira. E não importa a idade que você tem agora: nunca é tarde para começar essa jornada.
Além disso, aqui na Anhanguera, você pode fazer a sua faculdade na modalidade de educação a distância (EAD). Lá, tudo o que precisa para sua formação é disponibilizado em uma plataforma EAD, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado em qualquer dia, hora e lugar. Assim, fica mais fácil para quem tem rotinas mais cheias continuar a estudar, não é?
Ainda, voltar a estudar contribui com a realização pessoal. Esse grande passo está associado ao retorno de sonhos, à esperança de um futuro melhor e ao ganho de mais autoestima. Desse modo, podemos dizer que a EJA é uma oportunidade de melhorar de vida, em todos os aspectos 🤩.
Quais são os tipos de supletivos?
Como a EJA tem por objetivo a conclusão da Educação Básica, ela inclui os conteúdos correspondentes ao Ensino Fundamental e ao Médio. Veja só!
Ensino Médio
Os cursos de EJA direcionados ao Ensino Médio abrangem o conteúdo visto durante essa fase da Educação Básica. Então, são abordados temas nas áreas de:
- Linguagens e suas Tecnologias — que inclui Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Artes;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias — com Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias — abrangendo Biologia, Física e Química;
- e Matemática e suas Tecnologias.
Ensino Fundamental
Já a EJA para Ensino Fundamental é dividida em duas fases:
- Fase I — que corresponde ao período do 1.º ao 5.º ano da educação regular;
- Fase II — que corresponde ao 6.º ao 9.º ano da educação regular.
O conteúdo inclui matérias de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza, além do Projeto de Vida.
Quanto tempo leva para concluir a EJA?
O tempo para cumprir a EJA varia de acordo com a etapa que o estudante precisa cumprir. Cada série da Educação Básica corresponde a um semestre de estudos.
Desse modo, se você só precisa concluir o 3.º ano do Ensino Médio, por exemplo, levará apenas um semestre 💪. Para quem precisa fazer todas as séries, o tempo total é de:
- Ensino Médio — em média, 1,5 ano (3 semestres);
- Ensino Fundamental (Fase II) — em média, 2 anos (4 semestres).
Persiga seus sonhos!
Conseguiu entender o que é a Educação de Jovens e Adultos e que não existe diferença entre EJA e supletivo? Depois de obter o diploma de ensino básico, não deixe de estudar: é hora de entrar na faculdade! Aqui na Anhanguera, temos excelentes oportunidades para obter o diploma de ensino superior, com a flexibilidade da EAD e garantia de qualidade.
Então, inscreva-se nos cursos de EJA da Ampli, nossa parceira, e comece o quanto antes a mudar o seu futuro!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 1.8 / 5. Número de votos: 5
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?